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Mesmo no mundo dos negócios, erros acontecem. O processo de fabricação e montagem de produtos já está bem evoluída, graças à tecnologia da indústria 4.0, como rastreabilidade e inspeção visual, por exemplo. Entretanto, mesmo assim, é comum algumas montadoras de carro terem que realizar o processo de recall em carros, seja por defeito de alguma peça e também por questões de segurança do motorista e passageiros.

O recall é uma palavra da língua inglesa que significa “chamar de volta”. Esse procedimento solicita que os donos do modelo do carro que está passando por recall levem seus veículos para a concessionária ou fábrica para que o conserto do carro seja feito, de forma gratuita. Problemas com airbag, freio e câmbio são bons exemplos que causam recall.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o recall é bem mais comum do que se imagina. Para você ter uma ideia, houve mais de 60 recalls automotivos no ano de 2019, até agora. Além disso, marcas importadas e que vendem carros de alto poder aquisitivo estão na lista: Audi, Volvo, Porsche, Jeep e Mercedes estão na lista. As marcas mais comuns aos olhos dos brasileiros como Ford, Fiat e Volkswagen também tem seus nomes nos recalls 2019. Em 2018, houve 137 recalls e um pouco mais de 15% dos carros compareceram para o conserto de defeito de fábrica.

Como informar o consumidor sobre o recall?

Ele deve, por lei, ser divulgado nas seguintes fontes:

• Procon

• Ministério da justiça

• Departamento Nacional de Trânsito

• Secretaria Nacional do Consumidor

É do interesse da montadora que seus clientes compareçam, assim evita acidentes futuros e também evita manchar o nome da empresa caso seja constatado que o acidente foi causado por um defeito de fabricação.

Por isso, muitas empresas ainda investem pesado em informativos na televisão comunicando o modelo e ano de fabricação do carro que está em recall e solicita que os clientes donos destes veículos se dirijam até o local indicado para o conserto.

Para um atendimento mais personalizado e exclusivo e que vem dando muitos resultados, a marca ainda pode optar por contratar uma central de Call Center para entrar em contato de forma pessoal com cada cliente, pedir desculpas e solicitar o seu comparecimento com o veículo na montadora.

É dever da montadora fazer o que tiver ao alcance para levar o consumidor até a concessionária para realizar o recall. É a vida dele e dos seus amigos e familiares que está em jogo. Entretanto, ainda não nenhuma lei aprovada que obriga o cliente a realizar o recall. Isso é muito perigoso, pois há centenas de milhares de veículos com defeito rodando, oferecendo muitos riscos aos motoristas.

Para as concessionárias, se a sua montadora está passando por um momento em que tem que lançar uma campanha de recall, invista em um atendimento diferenciado e pessoal com o seu cliente. Contrate o Grupo Amaro, especialista no ramo automotivo há mais de 20 anos e entre em contato com os donos de veículos.

Nossa equipe será treinada para esse recall em específico, pedirá desculpas ao cliente em nome da sua marca, explicará a importância do recall e pedirá, gentilmente, que o cliente compareça até a concessionária mais próxima para o conserto. Nossa equipe também identifica qual é o local mais próximo conforme a residência do cliente.

Faça a sua parte e planeje ações que tenham resultados para que a sua campanha de recall seja de sucesso e você elimine riscos de defeito de fabricação para seus clientes.

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