(11) 3511-3700 comercial@amaro.com.br
Definitivamente coordenar um Call Center é algo realmente desafiador. É preciso saber lidar com pessoas, ter agilidade de pensamento para tomar as decisões diante de imprevistos e ainda dar resultado. Afinal, ele está diretamente relacionado ao setor comercial, sendo esse, o coração da empresa.

Saiba mais sobre os desafios do setor e como podem ser superados, trazendo benefícios reais à empresa.

Call Center para quê?

O Call Center surgiu da necessidade de se estreitar o relacionamento com o cliente, seja oferecendo produtos e serviços, seja tirando dúvidas, dando suporte técnico ou ainda executando alguma outra atividade de que o consumidor necessite.

Devido aos bons resultados que apresenta, um crescente número de empresas viu no Call Center uma forma de alavancar seu negócio, vendendo mais e colhendo informações para entender melhor o perfil do seu consumidor e, assim, conquistá-lo.

Call Center no Brasil

O Call Center é um setor de extrema importância, não apenas pelas funções realizadas dentro de uma organização e dos resultados positivos apresentados, mas também, porque é um dos segmentos que mais emprega trabalhadores no Brasil.

De acordo com pesquisa realizada pela E-Consulting, esse mercado ainda deve crescer 5,6% até dezembro de 2019, fazendo com que a economia também gire, influenciando toda a sociedade.

Isso só aumenta o nível de responsabilidade do coordenador de Call Center que, diariamente, tem uma série de desafios, dentre os quais destacamos 5.

5 desafios de coordenar um Call Center

Vejamos as dificuldades de coordenador:

1 – NR 17

O coordenador precisar prestar muita atenção para que todas as exigências da NR17 (Norma Regulamentadora 17) sejam cumpridas, visando a saúde e o bem-estar do colaborador, sob pena de multa, como por exemplo:

  • Dispositivos de fácil operação e alcance;
  • Equipamento com ajuste individual do nível sonoro;
  • Rápida substituição de aparelhos com mau funcionamento;
  • Garantia de manutenção e correta higienização dos equipamentos.

2 – Falta dos funcionários

Mesmo com a programação correta, imprevistos acontecem, e é muito comum ter faltas, inclusive, em horários de pico de ligações.

Com uma estrutura enxuta, como é o caso da maioria das empresas, uma pessoa já faz muita falta, tornando o trabalho mais desafiador.

3 – Turnover

É impressionante o índice de turnover no Call Center. A entrada e saída constante dos colaboradores torna o trabalho de difícil execução, uma vez que a equipe está sempre desfalcada, o que sobrecarrega os demais, deixando-os desmotivados.

O papel do coordenador aqui, é motivar a equipe e trazê-la unida.

4 – Treinamentos constantes

Devido à rotatividade de colaboradores, os gastos com novas contratações e treinamentos ocorrem com muita frequência.

Há casos em que o treinamento tem de ser muito rápido, e o coordenador é obrigado a lidar com colaboradores despreparados, tentando auxiliá-los no que for possível, até que adquiram experiência. Isso, se não saírem antes.

5 – Acompanhar os processos

Não basta olhar só o número de ligações feitas ou recebidas. O coordenador deve observar de perto a qualidade do atendimento e o follow-up, o que até poderia ter uma ajuda tecnológica. Entretanto, o custo com equipamentos e softwares de alta performance é muito alto.

Solução mais viável para Call Center

A melhor solução para enfrentar esses desafios e eliminá-los de vez é a terceirização do Call Center, ou seja, contratando uma empresa especializada para esse fim.

Nossa empresa tem o know-how e toda a estrutura pronta, a fim de prestar um serviço de qualidade e que só lhe renderá bons resultados.

Entre em contato conosco acessando nosso site. Nele, você encontrará todas as nossas soluções para Call Center e um blog repleto de textos interessantes. Esperamos por você!